Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ETAPA CATARINENSE DO 39° CONGRESSO DA UBES É SUCESSO



No dia 11 de novembro a etapa catarinense para o 39º Congresso da UBES reuniu mais de 300 estudantes na Câmara de Vereadores de São José. Estiveram presentes na abertura a , Profª Diroh da Secretaria Estadual de Educação, Edna Corrêa Batistotti - Gerente de Educação Profissional, Círio Vandresen - Secretario de Educação de São José, Vereador Moacir da Silva PMDB, Dérique Höhn - Presidente da União Catarinense dos Estudantes, Ricardo Monn do Sindicato dos Professores de Santa Catarina, Helenira Vilela representando o Sindicato dos Professores e Servidores Federais de Santa Catarina – SINASEFE, e Vander Rodermel Vice-UNE/SC.

Durante esse importante fórum de discussão do movimento estudantil secundarista, a luta pelo fortalecimento dos Grêmios estudantis foi muito frisada. A discussão do PNE e as bandeiras de luta do movimento estudantil nacional pelos 50% do fundo do Pré-Sal, Meia-Entrada e 10% do PIB, para a educação também foram levantadas nas intervenções. Porém o pensamento dominante, assim externalizado pelos discursos, como a luta acirrada contra a municipalização do ensino fundamental no estado, política esta aplicada pelo governador Raimundo Colombo no intuito de isentar a responsabilidade do Estado e passar a responsabilidade para os municípios.

Ao longo dos dois últimos anos, o movimento estudantil secundarista de Santa Catarina obteve grandes conquistas: a reorganização da União Florianopolitana dos Estudantes Secundaristas –UFES, e da União Blumenauense dos Estudantes –UBE . “Por conta dessas vitórias, nosso principal tema de discussão nesse congresso será a gestão democrática das escolas públicas do estado”, explicou o Diretor regional da UBES em Santa Catarina Anderson Patrick de Oliveira.

" A Educação fundamental e média é muito precária em nosso estado, as escolas sucateadas e os professores mal remunerados" Estudante do Instituto Estadual de Educação Thuanne Paes
" A Infraestrutura precária, super lotação das salas, cadeiras quebradas, janelas caindo, falta de professor Ieda Vidalia Fontes Bueno de Lima E.E.B Henrique Stodieck "

"O Governo do Estado agora vem aplicar a politica neoliberal na Educaçação de Santa Catarina impondo a municipalização do ensino forma de livrar-se da responsabilidade do estado com a educação fundamental passando a responsabilidade ao municipio" Sergio de Araujo dos Santos Junior E.B.M Batista Pereira
Após os debates e grupos de discussão, foram eleitos 62 delegados para a etapa nacional do Congresso da UBES para o próximo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário