Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

segunda-feira, 15 de março de 2010

Jornada de lutas da UNE e UBES em Santa Catarina começou.






Estudantes protestam contra reajuste da passagem em Chapecó Santa Catarina.

A Manifestação aconteceu dia 12 de março sexta-feira organizada pela União Municipal dos Estudantes Secundarista –UMES e Diretório Central dos Estudantes da Unochapecó e outras entidades e organizações.

A Manifestação começou as 08:30 da manhã com a concentração na praça central coronel Ernesto Bertaso reunindo aproximadamente mil e quinhentos estudantes e trabalhadores.

Os estudantes protestaram e repudiaram o reajuste da passagem que passou de 2,10 para 2,30 para quem não usa o cartão de ônibus. A População está indignada com esse reajuste que vai sobra para as famílias que precisam todo dia usar o transporte coletivo.

A Presidente da UMES Chapecó Bárbara Giana Nisus comentou que “Só na administração João Rodrigues (DEM) o valor do passe teve reajuste de mais de 100% e os estudantes estão na rua porque não concordam com essas atitudes que ferem diretamente os estudantes e trabalhadores”.

Débora Diana Rosa presidente do DCE - Diretório Central do Estudantes da Unochapecó acrescentou: “já fizemos várias reclamações a respeito do transporte coletivo, fizemos várias reuniões com a empresa de transporte coletivo Auto Viação Chapecó e apresentando uma pauta de reivindicação e nada foi resolvido, uma vez que se esgotou o dialogo resolvemos reivindicar nossos direito através da pressão popular. “

A Manifestação tomou as ruas da principal avenida de Chapecó, o ato dos estudantes acabou somando aos trabalhadores da CASAN organizados pelo SINTAEMA sindicato da categoria que também realizaram uma manifestação em comemoração a retomada da CASAN pelo estado, uma vez que a prefeitura através do Prefeito João Rodrigues em um ato de irresponsabilidade, rompeu politicamente um contrato vigente privatizando o abastecimento da aguá, mas que em decisão judicial preliminar retornou aos serviços da casan, a união das duas manifestações serviram para mostrar ao prefeito que suas atitudes autoritárias provocaram a descontentamento da população, que em concentração em frente a prefeitura repudiaram o reajuste do transporte coletivo e a fracassada tentativa de privatizar o sistema de abastecimento de água e esgoto de Chapecó.

No final do ato os estudantes formaram uma comissão de reivindicação com 5 pontos específicos de pauta, entregue em forma carta de reivindicação ;

- Que as empresas de transporte coletivo de Chapecó aumentem os horários para os bairros.

- Que seja cancelado o reajuste da passagem.

- Que o cartão de estudantes não seja bloqueado fora do horário de aula.

- Que tenha um ponto de recarga na região da EFAPI onde está localizada a Unochapecó.

- Que tenha o passe livre para todos os estudantes.

Esta Carta de reivindicação foi entregue aos representantes da administração municipal depois de muita insistência pois não queriam receber a carta.

Diretor de Comunicação da UJS Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário