Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Marcha dos Povos reúne 80 mil no centro do Rio de Janeiro







Cúpula dos Povos: Marcha Global unifica luta contra capitalismo verde

 
A marcha unificada dos Povos reuniu cerca de 80 mil pessoas no centro do Rio de Janeiro (RJ), segundo os organizadores.  A manifestação contou com a participação de diversos movimentos sociais que tomaram as ruas para chamar a atenção dos líderes reunidos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A concentração foi na Avenida Presidente Vargas com a Avenida Rio Branco, entre 14h e 15h. Depois, os manifestantes seguiram pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, no centro da cidade. Estiveram presentes representantes da UNE, União Brasileira de Mulheres (UBM), CUT, Via Campesina, Andes, CTB, UBES , UNEGRO , MST, UEE-RJ , UCE,  UEP , UAP , UEE MG , UEE-SP entre muitos outros. As reivindicações também foram bem diversas: pela defesa dos bens e contra a mercantilização da vida, pela reforma agrária, direitos das mulheres, indígenas, educação, contra a Belo Monte, o Código Florestal e a economia verde, entre outras.

Marcelo Rodrigues, representante da CUT/RJ, explica que a marcha foi “o grande momento da Cúpula dos Povos, para pressionar a Rio+20 para ver se ela deixa de ser essa farsa que é”, comenta.


E o coro de união foi ampliado por João Pedro Stédile, do MST, para ele, “não adianta a Globo esconder, não adianta a Record esconder, nós estamos aqui vendo o barulho que estamos fazendo”.
A chilena Sofia Velazques, conta que veio de Santiago, para participar da Cúpula, e avalia a marcha como um dos acontecimentos mais marcantes dos últimos anos: “Estou muito contente, muito feliz, quanta gente está aqui lutando pela mesma coisa, por um mundo melhor, não tem como isso não pressionar os governantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário