Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

sábado, 2 de julho de 2011

União Catarinense dos Estudantes participa de Audiencia Pública sobre a crise do sistema de educação de Santa Catarina










Governo não aplica o que dispõe na Educação, diz TCE


Na audiência pública que debateu, nesta terça-feira, na Assembléia Legislativa, a crise no sistema de Educação de Santa Catarina. A iniciativa foi da Comissão de Educação, Cultura e Desportos, e solicitada pela deputada Ângela Albino (PCdoB) teve a mesa formada pela coordenadora estadual do SINTE/SC Alvete Bedin, secretária geral da CNTE Marta Vanelli, representantes da OAB, Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Presidente da União Catarinense dos Estudantes-UCE Dérique Hohn União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e a deputada Luciane Carminatti, vice presidente da Comissão. O representante do Tribunal de Contas do Estado fez uma revelação: o governo catarinense não aplica todos os recursos disponíveis no orçamento para investimento em educação.

De acordo com ele, em 2010 foram repassados apenas 21,5% dos 25% possíveis, o que significa dizer que deixaram de ser aplicados R$ 140 milhões na área. Além disso, o representante do TCE disse também que a Secretaria da Educação faz reserva de caixa irregular com a verba que deixa de ser investida na rede de ensino e nos professores.


A audiência, proposta e coordenada pela deputada Angela Albino (PCdoB), foi acompanhada por centenas de professores e professoras que lotaram as galerias e o corredor da Assembléia.
Ao final, foram tirados alguns encaminhamentos.
Entre eles:


1 - Reativação do canal de diálogo com governo a fim de reverter o corte nos salários;
2 – Ampliar para 30% o percentual do orçamento destinado a educação;
3 – Transferir 25% dos recursos arrecadados pelos fundos do sistema SEITEC e Fundosocial para educação;
4 – Obrigar o Estado a aplicar, de fato, o percentual constitucional de 25% do orçamento.
Assessoria de Imprensa
Siga o Twitter @ucenarua
Siga o Twitter @_une

Nenhum comentário:

Postar um comentário