Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tranformar o sonho em realidade: o maior movimento do CEE da UCE


No último domingo (3), no auditório da Reitoria da UFSC, em Florianópolis, aconteceu o Conselho de Entidades Estudantis da UCE. Um encontro que reuniu mais de 100 entidades, entre CA’s, DA’s e DCE’s de todas as IES do estado. O Conselho é o fórum deliberativo responsável por aprovar a plataforma política e direcionar a atuação da entidade na sociedade catarinense.


“Todas as regiões estavam representadas por suas devidas entidades, neste que foi o maior encontro desde o Congresso da UCE, em maio de 2007. Foi uma demonstração de que os estudantes catarinenses estão ligados as pautas da educação estadual e nacional, debatendo sobre o marco regulatório das Universidades Comunitárias estaduais e discutindo o Plano Nacional de Educação", destacou Vander Rodermel, presidente da entidade.


Cerca de 200 estudantes participaram do encontro, preparatório para o Congresso da UCE. "Nesse amplo espaço de debates de ideias, reafirmamos que a UCE e os estudantes catarinenses estão cientes que os investimentos em educação devem ser mais ousados e à altura de nossos desafios", reforçou Vander.


Plenária Final do CEE O movimento "Tansformar o sonho em realidade" foi o grande protagonista do CEE, levando cerca de 120 jovens, pautando a construção de um movimento estudantil forte, na defesa da educação de qualidade e dos movimentos sociais.


Antes do início do CEE, o movimento "Transformar o sonho em realidade" realizou um seminário, dando o pontapé inicial na campanha do Congresso da UCE e da UNE.


Seminário de apresentação da tese "Transformar o sonho em realidade"


Na plenária final, os delegados e delegadas convocaram o 34º Congresso Estadual da UCE que deve ser realizado entre a última semana do mês de maio e a segunda do mês de junho. A comissão de organização, eleição e credenciamento do 34º CONUCE publicará até o dia 24 de Abril em seu blog (www.ucenarrua.blogspot.com) a cidade e local de realização do Congresso, além dos valores para o credenciamento.


O principal mote do CEE da UCE foi “Educação tem que ser 10!”, tema da jornada de lutas da UNE, UBES, ANPG e UCE. Foi debatida assistência estudantil, regulamentação do ensino privado, 50% do fundo do pré-sal e 10% do PIB pra educação, entre outras emendas apresentadas pelas entidades ao PNE, protocolado no Congresso Nacional pelo Governo Federal.


De Florianópolis Clarissa Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário