Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jornada de Lutas SC: na defesa da Federalização da FURB!




Estudantes de diferentes regiões do país promoveram atos e debates por mais investimentos na educação, e em Blumenau não foi diferente!

Com a chamada "A educação tem que ser 10 - Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil", estudantes de todo o país saíram às ruas promovendo atos e debates na Jornada de Lutas 2011, com o intuito de chamarem a atenção da sociedade sobre a importância de mais investimentos para a educação. A Jornada aconteceu através da mobilização dos estudantes pelas entidades: UNE, UBES e ANPG, da mesma forma que acontece já há vários anos no mês de março.

Na quarta-feira, 23 de março, a UCE e a UNE juntamente com o Comitê Pró-Federalização da FURB, organizaram, na instituição, um seminário com as seguintes pautas: 10% do PIB para Educação; 50% do Pré-Sal para Educação; PNE (Plano Nacional de Educação); e o Movimento Pró-Federalização da FURB. O debate contou com a presença do professor representante do Comitê, Jorge Gustavo Barbosa de Oliveira; com o presidente do SINSEPES - Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau, Tulio Vidor; o diretor da UNE, Dérique Hohn; e o presidente da UCE - União Catarinense dos Estudantes, Vander Rodermel.

A atividade foi extremamente positiva, com qualidade no debate, e contou ainda com a participação de professores e estudantes de diversos cursos de graduação, como Farmácia, Pedagogia, Ciências Sociais, Medicina, Enfermagem, Turismo, Direito, Ciências Contábeis, dentre outros e do Mestrado em Desenvolvimento Regional de Blumenau.De modo quase que unânime, compreendeu-se o petróleo como a maior riqueza nacional, podendo revertê-lo em prol do desenvolvimento educacional, possibilitando o acesso da população a educação.Lamentou-se a ausência da entidade representativa dos estudantes da FURB que participaram por 5 minutos do evento e se retiraram da discussão. Reflexo da ótica omissa, desinteressada e prejudicial na conquista das lutas pela educação.

Por fim, destacou-se a necessidade da mobilização e força estudantil. Os estudantes presentes engajados nas lutas sociais travaram o compromisso pela busca da qualidade de ensino da instituição. É preciso muita discussão e muita pressão para garantir uma Universidade pública, gratuita e de qualidade na região do Vale do Itajaí. Graziele JustinoPsicóloga, ex-estudante da FURB


Nenhum comentário:

Postar um comentário