Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estudantes da Estácio de Sá em Santa Catarina ocupam os corredores por mais qualidade no ensino

Estudantes ocupam a universidade

O movimento foi puxado pelos estudantes do curso de Direito e pela União Catarinense dos Estudantes, começaram com palavras de ordem que externavam um pouco do sentimento de todos os manifestantes: Insatisfação.

“A nossa luta, é todo dia. Educação não é mercadoria” era apenas uma de tantas outras palavras de ordem. O som das vozes dos estudantes em uníssono ecoava por toda parte, o que acabava convencendo estudantes de outros cursos a entrar no manifesto. E assim, mais estudantes apareciam.

O ato foi o ponta-pé inicial na Jornada de Lutas em Santa Catarina, exigindo mais qualidade de ensino, por livre organização estudantil e contra perseguições de estudantes e bolsistas por parte da instituição. Muitos foram os relatos de estudantes que passaram por essa situação de humilhação, péssimo atendimento, falta de tato ao lidar com os anseios dos estudantes e perseguições aos bolsistas que questionavam sobre a qualidade de ensino na Instituição. O movimento que já havia feito um abaixo-assinado, passava agora recolhendo as assinaturas de apoio a Carta de Reivindicações dos estudantes.

“Passou a hora da gente fazer-mos alguma coisa, porque a minha mensalidade teve aumento de 33% e ninguém fala nada. Não tem ninguém pra defender a gente!” declara uma acadêmica do curso de Farmácia. Para o Presidente da UCE, o movimento foi vitorioso por contemplar não apenas reivindicações dos estudantes do curso de direito, mas de muitos outros cursos. “Esse ato de hoje é uma grande conquista dos estudantes do curso de Direito, que conseguiram reunir os acadêmicos numa luta única, mas também é uma grande vitória dos estudantes de outros cursos que perceberam que a discussão de mais qualidade e menos mercantilização do ensino, também eram lutas suas. Hoje a noite, os estudantes deram uma demonstração de maturidade ao dizerem não às taxas abusivas, às perseguições aos bolsistas e o despreparo de muitos funcionários e docentes no que tange ao trato com os estudantes. Isso tem que acabar e nós mostramos isso hoje em cada corredor que passamos, e em cada palavra de ordem puxada”, afirmou Vander Rodermel.

Estudantes ocuparam os corredores da instituição por melhorias na qualidade de ensino

Os estudantes passaram por todos os corredores de cada andar convidando os demais a entrarem na manifestação. “Eu ouvi um monte de gente gritando a mesma coisa, e não consegui me segurar na cadeira. Me levantei, pedi desculpas a professora e fui para a atividade, que em meu ponto de vista, foi perfeita!” declarou uma estudante de Psicologia. Depois de passarem em todos os andares, os estudantes se concentraram na entrada da Estácio e começaram a fazer seu manifesto, que contou com muitas faixas exigindo mais democracia interna e respeito dos dirigentes da instituição perante os estudantes.

Como resultado positivo do ato, os acadêmicos conseguiram marcar uma reunião com os dirigentes da Estácio, momento este em que apresentarão a carta de intenções do movimento.

Da Redação http://transformarosonhoemrealidade.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário