Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Morales nacionaliza 4 empresas elétricas na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, decretou neste 1º de Maio a nacionalização de uma cooperativa local e de três empresas geradoras de energia com sócios internacionais, durante um ato realizado numa usina elétrica no centro do país pelo Dia dos Trabalhadores, de acordo com informações da agência EFE.

As companhias nacionalizadas são a Corani, que é 50% da Ecoenergy International, subsidiária da francesa GDF Suez; a Guaracachi, cuja sócia principal é a britânica Rurelec PLC, e a Valle Hermoso, onde metade das ações pertence à Bolivian Generating Group, da empresa Panamerican da Bolívia.

A cooperativa boliviana nacionalizada é a Empresa de Luz e Força de Cochabamba (Elfec). As empresas nacionalizadas foram ocupadas na madrugada por soldados e policiais. O presidente agradeceu às Forças Armadas pela colaboração.

Segundo Morales, agora 80% da produção de energia são da estatal Empresa Nacional de Eletricidade. O setor elétrico boliviano estava nas mãos de capital privado desde 1996. O presidente afirmou que seguirá "nacionalizando todas as empresas elétricas que antes eram do Estado boliviano".

Em anos anteriores, Morales também aproveitou o 1º de Maio para nacionalizar outros setores, como os de hidrocarbonetos, telecomunicações, minerador e de distribuição de combustível para o segmento aéreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário