Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

terça-feira, 30 de março de 2010

Jornada de Lutas 2010 BH - Pelo meio passe!



Embora tenham pautado entusiasticamente a bandeira nacional da jornada de lutas, os estudantes da capital mineira tiveram uma pauta bastante específica e históirica para defender: a aprovação da meia-passagem para estudantes de todos os níveis de ensino. Belo Horizonte é a única capital do país que não possui nenhuma política de subsídio à passagem dos estudantes em transportes coletivos urbanos.

Cerca de 2 mil estudantes tomaram as ruas do centro de Belo Horizonte. Como a sede administrativa do governo estadual foi deslocada e não funciona mais na Praça da Liberdade, foi a primeira vez em muitos anos que a passeata não seguiu este rumo. Os estudantes tomaram diversas ruas do centro da cidade, passando pela movimentada Praça 7 e finalizaram o ato na porta da prefeitura.

Durante a passeata, foi lançada uma frente parlamentar em defesa do meio-passe, comnposta por vereadores de diversas legendas. Na próxima semana, o prefeito de BH, Márcio Lacerda (PSB) prometeu receber os estudantes e apresentar o projeto de meio-passe que a prefeitura encaminhará à Câmara Municipal. A expectativa é que o projeto seja aprovado ainda no mês de abril. Está prevista também uma audiência pública na Câmara para debater o projeto, em data a ser definida.

O presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Péricles Francisco, promete realizar diversas paralisações de escolas e avenidas importantes da cidade para manter ativa a mobilização. “E, se até o fim de abril, o projeto não tiver sido aprovado, faremos uma nova passeata pela cidade”, convoca Péricles.

Pré-sal na Assembleia

Os estudantes também buscam apoio de parlamentares para fortalecer a pauta de 50% do fundo do pré-sal para a educação. A UCMG e a União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) distribuíram um Manifesto pela Assembleia Legislativa do estado pedindo apoio dos deputados à pauta. Alguns deputados se comprometeram a fazer pronunciamento na Casa Legislativa defendendo a bandeira e divulgando a passeata realizada nesta quarta.

Texto: Luana Bonome, Portal Vermelho.

Foto: Alex de Jesus / O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário