Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Estudantes catarinenses reivindicam investimentos na educação

Qui, 24/05/12 16h38
assembleia sc
Na última quarta (23), o centro de Florianópolis e a Assembléia Legislativa de Santa Catarina foram palcos para inúmeros protestos de alunos de ensino da rede pública.

Com rostos pintados, faixas e cartazes, eles manifestaram em prol da continuidade dos investimentos públicos na educação.

O protesto ocorreu porque na última semana o governo catarinense declarou que não investiria mais os 3 milhões de reais no cursinho gratuito e preparatório para o ingresso na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esse projeto estava em funcionamento desde 2003. Em 2008, a Secretaria de Estado da Educação passou a apoiar o projeto, que no total, já atendeu a mais de 21,6 mil jovens carentes.
Veja o vídeo dos protestos.

Hoje (25), o protesto saiu das ruas e foi parar dentro da Assembléia Legislativa. Duas alunas do cursinho foram porta-voz dos demais estudantes. Diante dos deputados, elas manifestaram para que seja liberada a verba para o curso pré-vestibular, além de ressaltarem as diferenças dos alunos de rede pública com as do particular.

“Queremos que o pré-vestibular da UFSC continue ajudando milhares de estudantes da rede pública a ingressarem nas universidades públicas deste estado. É importante lembrar a todos que este curso é uma ferramenta essencial para nos colocar em igualdade com estudantes oriundos de escolas particulares, que são muito bem preparados para ocupar as vagas dentro das instituições públicas. Essas vagas que deveriam ser ocupadas inicialmente por nós, pois temos uma carência muito maior que esses alunos afortunados e bem preparados.”, declarou a estudante Laura Bassedone.

Após mais de dez minutos de discurso, as jovens encerraram suas declarações mostrando aos deputados que essa reivindicação não foi apenas um ato de estudantes, mas sim de cidadãos, pois todos ali já exerciam o direito de voto, como comprovação, estenderam o título de eleitor para a Assembléia, que as aplaudiram.
Assista ao vídeo do discurso. 

Redação

www.ujs.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário