Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

segunda-feira, 19 de março de 2012

Estudante fazem ato publico em defesa da autonomia da UDESC








O decreto-lei n° 0521 lançado pelo governador Raimundo Colombo no apagar das luzes de 2011, que trata da data base para remuneração dos servidores do estado de Santa Catarina. Ao incluir os servidores da UDESC neste decreto, foi ferida gravamente a autonomia da universidade, em flagrande desrespeito Professores, alunos e servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

"Nós nem estávamos em negociação sobre o aumento salarial ainda porque isso seria feito no começo deste ano. A Udesc foi incluída como parte de todos os outros servidores do Estado e isso ameaça a autonomia da universidade, porque cria um precedente para que os recursos da universidade sejam usados pelo governo do Estado como ele bem entender. É um golpe na capacidade da universidade de se administrar." disse Lucas Ferreira do laboratório de planejamento urbano da Udesc ao Diário Catarinense.

A Udesc, como Instituição de Ensino Superior pública, tem características jurídicas especiais. É garantido tanto pelo artigo 207 da Constituição Federal quanto pelo artigo 169 da Constituição Estadual, autonomia didática, científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial para a instituição. O artigo 54 da Lei Federal nº 9.394/96 reforça essa definição.

A preocupação dos funcionários é que sejam afetadas a qualidade de ensino, extensão e pesquisa oferecidas pela universidade, assim como demandas de assistências estudantis, restaurante universitário, moradia estudantil e creche para comunidade acadêmica, por exemplo.

O ato começou com uma concentração em frente a reitoria da universidade seguindo em marcha pelos centros na FAED, CEARTE e ESAG, depois a marcha percorreu os corredores do prédio da reitoria, em seguido houve uma marcha com faixas e som na Avenida Madre Benvenuta com cerca de 400 estudantes e servidores todos embalados por gritos de protesto e aos solos de guitarra do estudante de musica da UDESC que fez o ato ser diferenciado. Foram ditas palavras de ordem contra esse decreto e ao governador Raimundo Colombo, como "governador almofadinha os estudantes vão botar você na linha","vem,vem pra luta vem contra o decreto", entre outras palavras de ordem. A assembléia final houve uma aula em frente a reitoria sobre Autonomia com o professor Dr Paulo Fontes da Universidade Federal de Santa Catarina.

Da assembléia entre Estudantes professores e servidores foram tirados alguns encaminhamentos como, ato do dia 15 de março as 14:00 horas em frente a assembleia legislativa do estado de Santa Catarina juntando ao ato dos professores, uma audiência publica na ALESC, um abaixo assinado para pedir uma audiência com o governador Raimundo Colombo, mobilização nos campos do interior do estado para o ato do dia 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário