Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PM é afastado após ação violenta contra estudante negro da USP

Ter, 10/01/12 09h23

pmagressor

Foi afastado da corporação o sargento André Ferreira da Polícia Militar (PM) de São Paulo, que sacou uma arma e ameaçou um estudante negro, no campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), Zona Oeste da capital paulista, nesta segunda-feira (9). As agressões físicas e verbais contra Nicolas Menezes Barreto, do campus Leste, foram registradas em vídeo por outros estudantes e divulgadas na internet.

Segundo o coronel Wellington Venezian, comandante do policiamento na Zona Oeste da capital, o outro soldado que estava na confusão também foi afastado. Em coletiva de imprensa, ele afirmou que o sargento Ferreira reconheceu "desequilíbrio emocional" em sua atitude e será alvo de uma sindicância interna, que poderá resultar numa exoneração.

O soldado que o acompanhava deixou o patrulhamento nas ruas.

O coronel Welington Venezian disse também que a atitude do policial está "totalmente em desacordo" com as práticas usuais da PM nestes casos e que o correto seria chamar reforço neste caso.

"Conversei pessoalmente e ele admite que se 'perdeu' naquele momento. Não é uma prática recomendada", disse o oficial, questionado sobre o momento em que o sargento é visto sacando uma arma durante a abordagem do estudante.

Ferreira integrava o policiamento da USP desde que a PM entrou na Cidade Universitária, zona oeste da cidade, em agosto do ano passado. O local onde aconteceu a abordagem é um centro de convivência dos estudantes. Segundo o coronel da PM, teria sido ocupado por "elementos estranhos" ao corpo de estudantes na semana passada. Atualmente, o local foi fechado pela universidade e deve passar por uma suposta reforma.

Antes disso, na quarta-feira (4), uma matéria publicada em O Estado de S. Paulo mostrou que um grupo, supostamente de punks anarquistas e antifascistas, teria ocupado uma parte do prédio que estava abandonada pela administração da universidade. No dia seguinte, a PM esteve no local para desocupá-lo.


Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário