Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

terça-feira, 30 de março de 2010

Jornada de Lutas: Rio de Janeiro e Recife




Com muita animação, teve início a Jornada de Lutas do Movimento Estudantil 2010! O 1º ato do dia aconteceu no Rio de Janeiro, reunindo pelo menos seis mil pessoas, que ocuparam o centro da capital fluminense. No início da tarde foi a vez dos estudantes em Pernambuco tomarem as ruas de Recife.

Meio-passe universitário: promessa é dívida, senhor prefeito!

A Jornada de Lutas da UNE e UBES no Rio de Janeiro reuniu nesta terça-feira, 23, pelo menos seis mil pessoas, na maioria estudantes. Eles saíram em passeata da Candelária rumo à Câmara dos Vereadores da cidade fluminense.

Fazendo jus à típica ousadia da juventude, os estudantes saíram da Candelária, passando pela Cinelândia rumo à Câmara dos Vereadores. No caminho deram um recado em frente à Secretaria da Educação. “Deixamos claro para a secretária [Tereza Porto] que a ‘coleira eletrônica’ não pode restringir o acesso dos estudantes ao passe-livre. No ato final diante da Câmara, quisemos lembrar ao prefeito Eduardo Paes que promessa é dívida!”, declarou Flávia Calé, presidente da União dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ). A entidade cobra a aprovação da meia-passagem aos universitários, um compromisso firmado durante a campanha de Paes.

Conforme planejado, o debate central da Jornada Nacional de Lutas teve seu destaque. Augusto Chagas, presidente da UNE, ressaltou a campanha que defende que 50% do Fundo do Pré-sal sejam aplicados em Educação. “Foi muito importante dar a largada aqui no Rio. O estado tem protagonizado a disputa acerca da distribuição dos royalties do pré-sal. E ainda marcamos de maneira mais consistente na Câmara dos Vereadores que não deixaremos de batalhar pelo que foi prometido em campanha”, afirmou, mencionando a meia-passagem aos universitários.

Também participaram do ato integrantes de movimentos sociais, como o Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros do RJ), a Federaçao Única dos Petroleiros (FUP), além de parlamentares: os deputados estaduais Alessandro Molon e Fernando Gusmão, e vereadores que apóiam a reivindicação estudantil: Brizola Neto, Clarissa Matheus e Paulo Pinheiro.

Chuva não afugenta estudantes em Luta no Recife!

Embaixo de chuva, cerca de dois mil estudantes participaram da manifestaçao que marca a Jornada de Lutas em Pernambuco, em meio ao som de um trio elétrico. Os manifestantes saíram do centro antigo do Recife arrastando a massa em direção ao Palácio das Princesas, sede do governo do estado, onde foram recebidos pelo governador Eduardo Campos, a quem foi entregue uma pauta de reivindicações.

"Fizemos o ato em prol da nova lei do petróleo, pela divisão justa dos royalties da exploração sem prejuízo para os estados produtores. Reivindicamos do governo pernambucano a criação de um fundo de desenvolvimento econômico e social, que possa administrar os recursos vindos do pré-sal, visando prioritariamente a Educação", explicou Vírginia Barros, presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP). Vic, como é conhecida, destacou a importância da Jornada de Lutas, que movimenta a massa estudantil, elevando o nível de consciência da juventude.

Também presentes, representantes das centrais sindicais CUT e CTB, da União Brasileira de Mulheres (UBM) e OAB. Houve ainda a entrega da medalha Cândido Pinto em homenagem aqueles que se empenharam na luta pela gratuidade da Universidade de Pernambuco, agora uma realidade.

O presidente da UBES, Yann Evanovick, que participou da mobilização em Recife, destacou que a pauta da passeata pernambucana foi a definida pela UNE, pela Ubes e pela ANPG: 50% do fundo do pré-sal para a educação, sem foco em nenhuma questão regional, visto que a pauta mais candente acaba de ser conquistada: a gratuidade na UPE, instituição estadual de ensino superior. Para Yann, trata-se de uma “demonstração real de que a bandeira do pré-sal para a educação mobiliza”.

O jornal O Globo cobriu a abertura da Jornada de Lutas no Rio! Veja algumas imagens:http://oglobo.globo.com/rio/fotogaleria/2010/11275/

Da redação.

Rio de Janeiro

Flávia Calé, presidente da UEE-RJ, fala aos estudantes

Vírgínia Barros, presidente da UEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário