Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

terça-feira, 23 de março de 2010

Jornada de lutas 2010: estudantes brasileiros lutando pelo Brasil


23 de março de 2010

Estudantes em todo o país se mobilizam em manifestações esta semana dando início à Jornada de Lutas liderada pelo movimento estudantil. 50% do Fundo do Pré-sal para a educação é a principal bandeira.

As capitais do Rio de Janeiro e de Pernambuco dão a largada nesta terça-feira, 23, com mobilizações e atos por reivindicações que interessam todos os brasileiros e, em especial são diretamente ligadas aos estudantes e aos rumos da educação. Este ano todos os olhares estão voltados para o Pré-sal, ou melhor, para os recursos que serão levantados com a exploração do petróleo nas águas profundas da costa brasileira.

Preocupado com o financiamento da educação pública no Brasil e lutando pela democratização do acesso ao ensino em todos os níveis, o movimento estudantil definiu que 50% dos Recursos do Fundo do Pré-sal precisam ser investidos na Educação. As entidades estudantis UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e ANPG (Associação Nacional dos Pós-graduandos) estão juntas nessa luta!

“O Brasil todo já está mobilizado. Vamos mostrar a ampla capilaridade do movimento estudantil pelo país, que está disposto a lutar pelos recursos do fundo do pré-sal para a Educação”, declara Augusto Chagas, presidente da UNE. Ele menciona a campanha lançada pela UNE no passado, reivindicando que 50% dos recursos do fundo do pré-sal sejam destinados à educação.

Nos últimos meses a entidade tem promovido atos e eventos para divulgar na comunidade acadêmica o potencial petrolífero no pré-sal e a importância da aplicação dos recursos em áreas estratégicas, como é a educação e ciência e tecnologia. Mas, segundo Chagas, chegou o momento de ampliar essa divulgação e envolver mais gente nessa batalha.”Achamos importante que a população entenda o que significa a riqueza do pré-sal, e como seus recursos podem transformar nossa realidade. A mobilização que estamos promovendo, a Jornada de Lutas 2010, tem esse desafio também”, explica. E garante “a expectativa é muito grande, de levar mais e mais estudantes às ruas. Com o debate do pré-sal chegando ao Senado, a polêmica dos royalties esquentou. É um momento muito pertinente para as passeatas, para os estudantes irem às ruas!”, concluiu.

A Jornada de lutas unificada do Movimento Estudantil foi anunciada na última reunião da diretoria plena da UNE, com as presenças dos presidentes da UBES e da ANPG.

Assista um trecho da convocação da Jornada de Lutas 2010


www.une.org.br

Essa pauta dos 50% do Fundo do Pré-sal para a Educação move todos os estudantes na Jornada de Lutas 2010, mas há também reivindicações específicas, refletindo demandas regionais.

Rio é palco de manifestações

O Rio de Janeiro tem o desafio de conquistar para todos os estudantes subsídio no transporte público. A luta – que já vem de longa data – é pelo direito do universitário à meia-passagem. A meia-passagem é uma promessa de campanha do atual prefeito, Eduardo Paes, que decepcionou o movimento estudantil por pouco se mobilizar para garantir a aprovação do Projeto de Lei enviado à câmara legislativa do Rio, iniciativa da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ).

“Temos bandeiras estaduais muito importantes, como a meia-passagem para os universitários. Acreditamos que conquistaremos esse direito, com a mobilização de milhares de estudantes nas ruas!”, brada Flávia Calé, presidente da UEE-RJ. Ela comenta estar também jogo o debate sobre as restrições do passe-livre secundarista e implementação da “coleira-eletrônica” nas escolas, que tem trazido muitos transtornos para os alunos.

“Estaremos nas ruas para defender a qualidade e o acesso à Educacao por meio dessas bandeiras, que mexem com nosso dia-a-dia no Rio de janeiro. O foco central da Jornada de Lutas 2010 é a pauta do Pré-sal, determinante para o futuro da educação brasileira. Afinal, o financiamento se constituiu em um entrave para desenvolvimento de uma verdadeira reforma educacional em nosso país”, afirma a estudante carioca.

Jornada de Lutas - RJ
11h00 -
Concentração na Candelária.

Estudantes agitam Recife

Na capital pernambucana, são esperados pelo menos dois mil estudantes em uma grande manifestação no centro do Recife. A juventude, unida com outras entidades do movimento social (CUT, FUP, a CTB, a UBM e a OAB), vai partir em passeata da Rua do Hospício rumo ao Palácio do Governo para entregar ao governador Eduardo Campos um documento que reivindica que os recursos do pré-sal que chegarem ao estado sejam investidos prioritariamente em Educação.

"Faremos um grande ato reivindicando os recursos do pré-sal para educação e exigindo uma distribuição mais justa dos royalties para todo o país. Na ocasião, faremos uma homenagem aqueles que contribuíram para a conquista da gratuidade da Universidade de Pernambuco”, antecipa Virgínia Barros, presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), mencionando outra importante reivindicação do movimento estudantil de Pernambuco.

A cidade nordestina foi tomada de lambe-lambes que nesses dias convocavam os estudantes para participarem da Jornada de Lutas. Até a imprensa local deu destaque para o ato que promete movimentar também a população, com a presença de artistas e autoridades.

Jornada de Lutas - PE

13h00 - Concentração em frente ao ginásio pernambucano, na Rua do Hospício.

Nesta terça-feira, leia a cobertura das manifestações pelo país e mais detalhes sobre a programação dos outros estados.

Jornada de Lutas 2010

23 - terça-feira - Rio Janeiro e Recife

24 - quarta-feira – Minas Gerais e Brasília

26 - sexta-feira - São Paulo

Da redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário