Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Em ato prestigiado, UJS lança seu congresso

Tarso Genro (Ministro da Justiça), Manuela D'Ávila (deputada federal pelo PCdoB/RS), Beto Albuquerque (presidente do PSB/RS), além de representantes das juventudes do PSB, do PDT e do PTB estiveram presentes no debate promovido pela UJS durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre nesta quinta-feira (28/1). O ato lançou o congresso da União da Juventude Socialista (UJS), que será em junho, em Salvador (BA).

Roque JR

Manuela D'Ávila prestigiou o ato da UJS, assim como Tarso Genro e beto Albuquerque

Na mesa do debate estavam presentes também o presidente da UJS, Marcelo Gavião, o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, e o presidente da Associação Nacinal dos Pós-Graduandos (ANPG), Hugo Valadares. A tenda, lotada por jovens de diversos estados brasileiros, foi pequena para a euforia da jvuentude diante da fala instigante do presidente da UJS, Marcelo Gavião, que convocou a juventude a abraçar o projeto de mudanças do país.

Foto: Roque JR
O presidente da UJS, Marcelo Gavião, lançou o Congresso da entidade durante sua intervenção
Marcelo Gavião saudou os 25 anos da UJS e elencou os desafios da organização diante do momento político que vive o país, concluindo que a UJS jogou grande papel no processo de mudanças que vive o país desde a eleição de Lula e que tem ainda muito papel para jogar, tendo o desafio de ganhar cada vez parcelas maiores da juventude para as transformações necessárias a um projeto de desenvolvimento justo e soberano.

O Ministro Tars
Foto: Roque JR
O Ministro Tarso Genro frisou o caráter combativo da UJS
o Genro falou acerca dos avanços conquistados durante o governo Lula, sempre valorizando o papel dos movimentos sociais nesta conquistas. Reconheceu que a UJS foi a primeira juventude a entender que o ProUni era uma política avançada, quando muitos o criticavam por tal medida, quando ainda era Ministro da Educação. E encerrou sua fala afirmando que "a UJS tem condições de ser a vanguarda das mudanças, porque é a juventude mais politizada, mais organizada,e foi mais competente em momentos difícei durante este governo". Ao final de sua fala, fez referência a ex-militantes da UJS presente sao ato e à militante do PCdoB Jussara Cony, com quem ele afirmou ter travado muitas lutas conjuntas.

Manu quer debate de ideias em 2010

Manuela D'Ávila ou, como Gavião fez questão de frisar, "para a UJS, apenas Manu", é importante que a militância afaste-se de um certo saudosismo que por vezes ronda a militância e entenda que a melhor forma de homenagear aqueles que lutaram contra a ditadura é enfrentando os desafios do nosso tempo. Manu disse acreditar que está em curso um processo de mudanças estrutural, e não apenas aparente, no Brasil. E chamou na atenção de que a juventude cuja opinião vamos disputar em uma eleição de caráter plebiscitário não viveu o período FHC e por isso não tem este parâmetro de comparação. Para a jovem deputada, o "plebiscito" que se estabelecerá nas eleições 2010 não deve ser entre pessoas, mas entre projetos, entre ideias, "entre aqueles que defendem o Brasil e os que sempre tiveram uma postura anti-Brasil".

O ato foi encerrado com o presidente da UJS convocando todos os presentes a participarem dos debates e participarem do COngresso da União da Juventude Socialista, que será em Salvador (BA) no mês de junho.

De Porto Alegre, Luana Bonone

Nenhum comentário:

Postar um comentário