Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cebrapaz lança campanha contra bases estrangeiras

Além de promover um rico debate sobre soberania e autodeterminação dos povos na América Latina, o debate promovido pelo Cebrapaz nesta quinta-feira (28/1), lançou campanha “América Latina e Caribe, uma região de paz”, pela erradicação de bases militares estrangeiras no continente.

Cartaz da campanha lançada na atividade do Cebrapaz desta quinta-feira (28/1), durante do FSM em Porto Alegre

A campanha foi lançada em conjunto com diversas entidades dos movimentos sociais após o debate “A presença militar dos Estados Unidos na América Latina”, durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre (RS), que se encerra hoje com a Assembléia dos Movimentos Sociais, marcada para as10h na Usina do Gasômetro.

A presidente do Cebrapaz, Socorro Gomes, abriu o debate dizendo que a América Latina está em disputa, mas que, “embora o poder do imperialismo seja imenso, também nós acumulamos vitórias”, e citou como exemplos a resistência de meio século de Cuba contra as tentativas dos Estados Unidos de derrubar o regime socialista ainda em vigor naquele país; e a capacidade do movimento popular brasileiro de ter revertido a concessão de território em Alcântara, no Maranhão, para a instalação de base militar norte-americana.

Joel Sanchez, do Equador, parabenizou povo brasileiro por completar oito anos que o Brasil logrou vitória na luta contra a implementação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Para ele, esta luta se constitui em um tripé, composto ainda pela questão da revisão das dívidas públicas e externas dos países periféricos, e da luta contra a militarização e contra a permanente ameaça de guerras. Outra vitória citada por Joel foi à saída das tropas americanas da base de Malta, no Equador. Sanchez terminou sua intervenção apontando agenda vigorosa no ano de 2010.

leia mais www.vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário