Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Irreverência e homenagens marcam a festa dos 25 anos da UJS

O trânsito da capital paulista bem que tentou, mas não conseguiu impedir os planos da UJS de comemorar em grande estilo a passagem de seu vigésimo quinto aniversário. Mesmo com o atraso, em razão da dificuldades para a chegada do público na região central, quem compareceu à Casa de Portugal assistiu a uma irreverente e emocionante homenagem à UJS e ao maior patrimônio da entidade: a sua militância.

O ato teve início com uma encenação, na qual foi recitado o poema "Navio Negreiro", de Castro Alves, patrono da UJS. Depois, o personagem alusivo ao poeta baiano, em conjunto com o "Visconde de Sabugosa" - em lembrança ao escritor Monteiro Lobato, um dos pioneiros na defesa do petróleo nacional -, estiveram encarregados de contar a história da UJS, a partir de homenagens aos antigos dirigentes que ajudaram a construir a Organização.

O primeiro chamado ao palco foi Aldo Rebelo, fundador da UJS e hoje deputado federal pelo PCdoB. Aldo contou as aspirações dos jovens que, em 22 de setembro de 1984, tomaram a iniciativa de criar a UJS para defender o Brasil e lutar pelo socialismo. Ressaltou o momento de grandes oportunidades vivido pelo país, mas fez questão de lembrar que o desafio dos jovens socialistas é buscar construir uma sociedade nova, livre de explorações e desigualdades entre as pessoas.

Rovilson Britto, um dos principais coordenadores da UJS na década de 80, foi dos mais lembrados, particularmente pela atuação da entidade na Constituinte de 1988, responsável pela conquista do votos aos 16 anos. "Nós demos nossa contribuição na construção da UJS, mas agora a bola está com vocês. A atual geração tem a responsabilidade de conduzir lutas e conquistas ainda maiores para a juventude", disse Rovilson.

Simbolizando a luta da UJS pelo "Fora Collor", que conduziu algumas das maiores mobilizações juvenis do país, Ricardo Abreu "Alemão" foi homenageado e empolgou a plateia ao cantar "Xambioá", canção revolucionária que embalou sua geração.

Hoje ministro do Esporte, Orlando Silva Jr foi chamado para representar a geração de resistência ao neoliberalismo na época dos governos de FHC. Sob a presidência de Orlando, a UJS liderou a juventude nas jornadas do "Fora FHC".

Beto Cury, Secretário Nacional de Juventude, enalteceu o papel da UJS nas duas vitórias que levaram Lula à presidência da República, falou dos avanços obtidos e apontou desafios para as forças progressistas nas eleições do próximo ano. "Nós não vamos permitir que as elites conservadoras voltem para destruir o que fizemos até aqui. Em 2010, espero que estejamos juntos, trabalhando para conseguir mais uma vitória e continuar construindo um país mais justo, democrático e soberano", discursou.

Por fim, o atual presidente da UJS, Marcelo Gavião, foi chamado a falar sobre o período atual da UJS e homenagear militantes destacados da história da entidade, mas que muitas vezes não são lembrados por não a terem presidido. Em cena emocionante, diversas gerações de jovens socialistas estiveram juntas para receber a justa lembrança pela dedicação e importância que tiveram na trajetória da UJS.

Além dos já citados, prestigiaram o aniversário da UJS uma série de personalidades políticas, como dirigentes da JPL, da JSB e da JPT, os deputados estaduais José Cândido (PT) e Pedro Bigardi (PCdoB), o vereador Jamil Murad (PCdoB) e diversos dirigentes comunistas. Também marcou presença o rapper Rappin Hood. Ao longo da semana, vídeos e imagens da festa serão publicados aqui.

De São Paulo,

Fernando Borgonovi

Nenhum comentário:

Postar um comentário