Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Plenárias municipais dão início ao Congresso Estadual da UJS


Em ritmo frenético, a União da Juventude Socialista de SC inicia etapas municipais preparatórias para seu Congresso Estadual, que ocorre entre os dias 29 e 30 de agosto, na cidade de Itajaí.

Estima-se a participação de jovens advindos de todas as regiões do Estado, com a intenção de discutir a atuação da UJS-SC frente ao próximo período. "Estamos trabalhando muito para receber bem os miltantes da UJS catarinense. Para nós, sediar este Congresso significa fortalecer em nosso município as pautas construídas nas diversas frentes de atuação, como a Conferência Nacional de Educação, a luta pelo transporte gratuito, o acesso à cultura e demais necessidades dos jovens de SC", destaca Jouhanna Menegaz, presidente da UJS Itajaí.

Em São Bento do Sul, mais de 30 militantes organizaram debates sobre conjuntura, movimento estudantil e temas relativos à juventude, no último sábado, dia 9. Na oportunidade, foi eleita a nova direção municipal da UJS, que terá como presidente o universitário Gregory Henrique Beilke. Segundo Gregory, a UJS São Bento do Sul será a grande porta-voz dos jovens de sua cidade e se prepara para dar passos ainda maiores na luta dos estudantes, a frente da UMES e do DCE da Univille. "Das lutas pelo passe livre aos embates contra os reajustes abusvivos de mensalidades, até o fim do ano nossa agenda será intensa, em defesa dos direitos da juventude", afirma o acadêmico de Direito.

A agenda congressual segue um ritmo bastante intenso. Neste sábado, dia 15, ocorrerá a plenária muncipal da UJS Chapecó, que viveu momentos importantes nesta sexta-feira, quando realizou, junto aos demais movimentos sociais do muncípio, um ato da jornada de lutas. Estima-se que cerca de 70 jovens participarão do encontro da UJS, que contará com a presença de militantes das cidades de São Miguel do Oeste, Palmitos, Itapiranga, entre outras. "O ato da jornada de lutas foi uma demonstração da capacidade da juventude de se organizar em defesa dos seus direitos, dos direitos do povo. Com essa largada, a plenária de Chapecó, bem como todas as demais realizadas no processo de contrução do Congresso da UJS, demonstra que nossa organização está ligada as lutas e as necessidades históricas dos catarinenses. Este congresso é de extrema importância, pois possibilita a discussão ampla e democrática de nossa militância frente aos desafio colocados para o período que se avizinha e nossa capacidade de mobilização das massas", destaca Vander Rodermel, presidente da União Catarinense dos Estudantes e dirigente estadual da União da Juventude Socialista.

Também neste sábado, 15, ocorre plenária em Joinville, e no domingo, dia 16,T em Três Barras. No decorrer desta semana, Criciuma (18), Itajai e Balneário Camboriu (21) também realizam suas atividades de construção de direções muncipais, planejamento político e calendário para o período 2009/2010. Com suas datas agendadas para 22 e 23 de agosto, realizam seus encontros municipais as cidades de Blumenau e Rio do Sul, respectivamente. Serão confirmadas ainda as datas das etapas em Florianópolis e Brusque.

O Congresso Estadual da UJS também abrirá espaço para um mini-curso de formação política, que abordará temas como conjuntura, o papel da juventude e a construção do socialismo, entre outros. Na pauta do congresso, plano de atuação da UJS-SC, planejamento político e calendários de atividades, além da eleição da nova direção estadual da UJS. Outras cidades participarão do congresso com convidados e militantes, realizando suas plenárias ainda neste semestre, como é o caso de Itapema, Tubarão e Jaraguá do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário