Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut

domingo, 16 de agosto de 2009

Entidades estudantis, movimentos sindicais e sociais mobilizam mais de mil pessoas em chapecó no Dia Nacional de Lutas

A União Municipal de Estudantes Secundarístas da cidade de Chapecó-SC, com o apoio da União Catarinense dos Estudantes - UCE, UNE, UBES, e demais entidades dos movimentos sociais e sindicais, organizaram uma grande manifestação com mais de mil pessoas em frente à empresa da Sádia em Chapecó. Os estudantes, maioria na manifestação, participaram ativamente mesmo sob o sol forte.

"Existem pessoas na sociedade que aodram dizer aos quatro cantos que o movimento estudantil não existe mais, que os estudantes se calam diante dos acontecimentos socio-políticos no Brasil, mas estamos mobilizados aqui em Chapecó hoje, com mais de 800 estudantes universitários e secundarístas pra dizer que Movimento Estudantil existe sim, que vamos às ruas sim e que estamos presentes no cotidiano das lutas! Essas pessoas precisam deixar a imprensa marrom de lado, pois jamais irão ver publicadas nossas lutas e vitórias, pois eles não acompanham as lutas dos estudantes e do povo no dia-á-dia, e assim, não desconhecem nosso compromisso com a sociedade e com os avanços que sonhamos pro nosso país!" afirma Vander Rodermel, Presidente da União Catarinense dos Estudantes.
O Ponto principal da manifestação foi a interdição por 40 minutos de um trecho da Avenida mais movimentada da cidade, que liga a cidade a uma rodovia federal. A interrupção foi realizada na rotula da empresa Sádia, parando o traânsito nas três pistas e depois foi a mobilização seguiu em caminhada na Avenida Atilio Fontana. A manifestação seguiu uma agenda unificada da UNE, UBES e Movivento sindical em todo o país do dia 10 a 14 de Agosto. Foram levantadas várias bandeiras do movimento estudantil nacional como a bandeira do passe livre aos estudantes, pelo fim do vestibular, "o pré-sal é nosso" e o "petróleo continua sendo nosso!", a bandeira histórica em defesa da meia entrada,e de bandeiras locais como a luta contra a privatização da CELESC, a luta contra os aumentos abusivos do transporte público, que em Chapecó o valor da passagem custa R$ 2.10, pela construção urgente do espaço de esporte e lazer para a juventude como é o caso da pista de Skate e Patins, uma reinvidicação antiga da juventude, e, promessa de campanha do atual prefeito João Rodrigues, pela Defensoria Pública em Santa Catarina e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários.

"O mundo vive hoje uma crise econômica sem precedentes, e umas das conseqüências disso são o desemprego e aumento das desigualdades sociais. Essa crise atinge toda a população, mas os que mais sofrem com ela são os trabalhadores e a juventude que no final sempre pagam a conta da crise. Em Chapecó e região, ja foram demitidos mais de mil trabalhadores, e em sua maioria, os mais atingidos foram os jovens. E hoje dizemos em alta voz que não vamos pagar por essa crise." Declara o estudante Dérique Hohn.

Um comentário:

  1. Movimento estudantil em peso, junto com o movimento social , sindicatos e movimentos da região Oeste de SC estiveram marcando a jornada de lutas do dia 14 de agost CCO ...

    ResponderExcluir